Decidir pela adoção de filhotes de cachorro é um ato de muito amor, mas precisa ser feito com muita responsabilidade.
Os cães serão nossos fiéis companheiros e não há amor igual nesse mundo. Mas junto com esse amor há uma série de cuidados necessários para proteger a saúde do seu animal e garantir uma vida plena para ele e toda família acolhedora.
O importante é que a adoção seja planejada.
Talvez você conheça alguém que surpreendeu ou foi surpreendido com um filhote de presente, Não é mesmo?
É bem comum os pais presentearem crianças com filhotes de cachorro. Inclusive, existem registros de que a convivência com animais domésticos favorece o desenvolvimento cognitivo e social infantil.
Mas será que este presente era desejado? Essa criança ou os outros membros dessa família estão preparados para receber este novo serzinho?
Pensando nisso, separamos para você algumas dicas sobre os cuidados necessários para adotar filhotes de cachorro.
São orientações que falam dessa reflexão sobre a atitude nobre da adoção de filhotes de cachorro, mas também sobre os cuidados básicos que não podemos negligenciar. E Você também pode conferir outras dicas no Momento Pet, o blog da Procão.
1 – Adoção planejada
É fundamental que a adoção de um filhote de cachorro seja um passo planejado pela família. Ao invés de surpreender a criança ou o adulto com um cachorro de presente, compartilhe com ela a sugestão e a faça participar de todo o processo de adoção.
Ao fazer parte da escolha do pet, saber sua origem e colher informações sobre o comportamento padrão da raça, estamos colaborando para o processo de acolhimento deste filhote.
2 – Procure ajuda profissional:
Assim como um bebê precisa dos cuidados de um especialista, que é o pediatra, o filhote de cachorro precisa ter acompanhamento periódico de um veterinário de sua confiança. Levar o cão ao veterinário desde pequeno fará com que este especialista saiba o histórico médico do seu cachorro e ajude na adaptação ao novo lar.
3 – Prepare o ambiente
Pense que o novo membro da família terá hábitos e necessidades próprias de sua raça. Assim, separe um local para as refeições, cuide da água e alimentação adequadas. Reserve um espaço para as necessidades sanitárias e planeje os cuidados periódicos com a higiene do seu cão. Um item que vai facilitar muito essa etapa é o tapete higiênico da ProCão.
4 – Vacinação em dia
Certifique-se que o filhote tomou todas as vacinas e medicamentos necessários.
Este cuidado é fundamental para garantir que ele fique saudável e que não haverá riscos para a família.
5 – Higiene rigorosa
Garantir a saúde do animal e da família significa pensar na higiene adequada do animal e da casa. O uso de substâncias desenvolvidas especificamente para a higiene dos filhotes e para a limpeza do ambiente que ele habita, manterá pragas como pulgas e carrapatos bem longe do seu bichinho. Então, um desses itens com certeza é a Bandana Anti Pulgas da ProCão.
Procão – seu pet, nosso mundo!
Nós da Procão desejamos que ao adotar filhotes de cachorro a família exerça uma escolha consciente e cheia de amor.
Para esta nova família que tem um ou mais integrantes de quatro patas, a Procão tem os melhores produtos para a higiene e bem estar do seu pet e do ambiente.
Por fim, convidamos você a conhecer toda a nossa lista de produtos clicando aqui.