A castração dos animais de estimação é um assunto muito importante porque tem a ver com a saúde do próprio bicho. Mas, também é um caso de saúde pública e de controle da superpopulação de animais.
A castração de cachorros ou gatos é um procedimento cirúrgico de baixa complexidade e para sua realização é aplicada anestesia geral.
Entre a comunidade veterinária, a castração é altamente recomendada. Pois, ocorrendo no período certo, ela previne várias doenças dos aparelhos reprodutores do macho e fêmea, como câncer de próstata e de mama.
Do ponto de vista de saúde pública e controle de zoonoses, a castração também evita a proliferação de doenças e o abandono de cães e gatos em demasia.
Mas você sabe quais são os cuidados necessários após a castração do seu pet? Confira algumas dicas para cuidar melhor do seu animal de estimação nesta hora tão importante.
Mas para falar de cuidados pós cirúrgico, vale ressaltar que antes da cirurgia o dono deve procurar uma clínica segura.
Peça indicações e referências de clínicas particulares e faça uma consulta prévia com o seu pet. Ter um bom aparato cirúrgico e terapêutico é fundamental.
O serviço público oferece periodicamente campanhas de castração. Além do serviço ser gratuito, geralmente são realizados em centros universitários qualificados e com supervisão clinica adequada. Procure se informar. E aproveite que está se informando, dê uma passada no Momento Pet, o blog da ProCão.
Cuidados pós-cirúrgico
A alta após a cirurgia de castração é, em geral, dada no mesmo dia para os machos e em 24 horas para as fêmeas, pois no caso delas o procedimento é mais invasivo e requer um período maior de observação.
Com o animal em casa os principais cuidados devem ser:
Medicação: use apenas a medicação prescrita pelo veterinário. Nos primeiros setes dias após a castração o médico veterinário costuma indicar o uso de anti-inflamatório.
Higiene: o local da cirurgia deve ser higienizado diariamente para a troca de curativo. As orientações também devem ser dados pelo veterinário e é importante seguir à risca.
Alimentação: manter a alimentação regular e balanceada, incluindo água para hidratação é muito importante. Se houver alterações no apetite do animal após a cirurgia é preciso consultar o veterinário imediatamente.
Acessórios protetores: é indispensável o uso de acessórios protetores que impeçam o contato e a manipulação do local operado, evitando que o próprio animal remova os pontos, faça machucados ou seja contaminado por bactérias.
O uso destes acessórios também “força” o repouso do animal após a castração. O descanso adequado do animal é fundamental para uma recuperação plena, sem complicações.