O latido é natural, uma vez que essa é a principal forma de comunicação dos cachorros. Assim, é por meio dele que os doguinhos expressam suas emoções, como felicidade, estresse, tristeza, frustração e dor.
Ao latir, ele está querendo te dizer alguma coisa ou simplesmente está tentando chamar sua atenção.
Mas e quando meu cãozinho está latindo muito?
É aí que o problema começa. Um cachorro latindo muito pode desestabilizar uma família, ou gerar reclamações dos vizinhos. E agora?
O primeiro passo é identificar o motivo do latido excessivo. Algumas causas possíveis são:
1 – Medo
2 – Solidão (pode ser a Síndrome da Ansiedade de Separação)
3 – Tédio
4 – Proteção ou alarme (cães são naturalmente territorialistas)
Através da observação você conseguirá decifrar porque seu peludo está latindo tanto e consequentemente, o que ele está tentando te dizer com isso. É importante saber se ele está sob algum estresse ou está só te dando boas vindas.
Feito isso, existem algumas técnicas que ajudam a fazer seu doguinho parar de latir (tanto).
Evite o motivo dos latidos
Seu cãozinho está latindo sob o estímulo de agentes externos, como pessoas andando na rua ou outros animais com quem deseja interagir? Feche as cortinas, mude-o de cômodo ou opte por portões fechados ao invés do modelo com grades.
Do mesmo modo, ligar a TV ou o rádio pode abafar sons externos e fazer com que ele não se sinta tão sozinho. Assim, isso também pode ajudar com a Síndrome da Ansiedade de Separação.
Além disso, atente-se para os fenômenos naturais. Trovão, chuva ou vento são algumas causas frequentes de medo para nossos amigos.
Adestre
Mostre que ele não está agradando. Comandos como “não” ou “quieto” podem ser ensinados através do reforço positivo. É importante que o tom de voz seja firme e calmo. Não grite, porque os doguinhos podem entender isso como um estímulo para continuar.
Dê ao cachorro um petisco quando ele parar de latir e obedecer ao comando. Não recompense se ele continuar a ter o mesmo comportamento, uma vez que isso pode piorar a situação. Você não quer que ele associe o petisco ao barulho, né?
Dedique seu tempo
Será que você está dando a atenção que seu amigo precisa? Pode ser que ele esteja latindo muito só porque quer chamar sua atenção. Por isso, lembre-se de dedicar um tempo do seu dia a ele, com carinhos e brincadeiras.
Exercite seu doguinho
Eles também latem de tédio ou frustração. Por isso, é importante certificar-se de que o cachorro está gastando energia e conta com um ambiente adequado. Para os doguinhos muito agitados e hiperativos, um quintal espaçoso pode ajudar (muito). Brinquedos com comida dentro para que eles tentem pegar, também podem ser uma boa opção de distração.
De qualquer forma, além de ajudar com o barulho, seu cãozinho vai adorar passar um tempo com você fazendo alguma atividade!
Procure um profissional
Se nenhum de seus esforços funcionar, pode ser a hora de pedir ajuda a um adestrador profissional para identificar o que está levando o doguinho a ter esse comportamento. Além disso, procurar por um veterinário também pode ser uma opção, uma vez que o latido pode estar associado a algum problema de saúde.